
A Banda Filarmónica de Lousada
A BML - Banda Musical de Lousada é uma associação com autonomia administrativa e financeira, instituída por escritura pública a 13 de julho de 2012. A necessidade da sua criação surgiu após a deserção da totalidade dos executantes pertencentes à anterior Banda da Associação de Cultura Musical de Lousada, que, por sua vez, era uma secção da ACML - Associação de Cultura Musical de Lousada.
Pelo importante trabalho realizado e pelo mérito alcançado, destacamos algumas personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cultura musical em Lousada e, consequentemente, para a existência da nossa banda. Entre elas, mencionamos Joaquim Carneiro da Silva, fundador da Banda Musical de Lousada (1855); os regentes Serafim Nunes Chamusca, Joaquim da Costa Chicória, Luiz Lourenço Pestana, José Francisco Biscaia, Salvador Vieira Fernandes e Alberto dos Santos Vieira; e as famílias Nunes Chamusca, Fernandes e Carvalheiras, onde se inclui o Sr. Paulo Afonso da Cunha.
Continuidade e evolução da banda
Em 2012, a BML - Banda Musical de Lousada, sob a liderança do Presidente Luís Miguel Bessa, prosseguiu a sua atividade como a principal banda do concelho, apresentando-se com a excelência e o primor habituais nas mais importantes festas religiosas e romarias do país.
Nos anos seguintes, participou em diversos eventos e concursos de prestígio:
-
2017 – IV Festival Internacional de Bandas Filarmónicas de Monção
-
2018 – V Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga
-
2021 – VII Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, marcando o regresso às atividades após a paragem forçada pela pandemia da Covid-19
-
2024 – XVII Festival de Bandas de Vila Nova de Cerveira, numa edição especial que homenageou o prestigiado maestro e compositor Ilídio Ferreira da Costa
Mudanças na Direção
Em 2019, a banda passou por uma mudança na sua Direção, sendo eleito como Presidente da Associação Artur Meireles de Sousa, para um mandato de três anos. A renovação da Direção ocorreu posteriormente com a presidência do Sr. José Alberto dos Santos Ferreira e, em 2025, Cristina Baptista assumiu o cargo de Presidente da coletividade. Apesar das mudanças administrativas, os objetivos da banda mantêm-se inalterados: destacar a BML - Banda Musical de Lousada como uma das mais importantes bandas do país e contribuir para a valorização e divulgação da cultura musical na região.
Direção Artística
A banda contou, durante mais de 15 anos, com a experiência e o rigor do maestro Romeu Silva. No Almoço Final de Época, realizado a 6 de novembro de 2022, um evento que reúne músicos, sócios, patrocinadores e amigos da instituição, oficializou-se a transição da Direção Artística, com a passagem de testemunho do maestro Romeu Silva para o maestro Eliseu Correia.
Nova identidade
Em 2025, após quase 13 anos a levar o nome de Lousada a palcos, festas e romarias, a banda viu-se sem alternativa senão deixar para trás a designação BML - Banda Musical de Lousada. Assim, adotou uma nova identidade, passando a intitular-se BFL - Banda Filarmónica de Lousada.
Atualmente, a BFL conta com 65 elementos, sendo essencialmente constituída por jovens músicos de elevado nível artístico, que continuam a honrar e a dignificar a tradição filarmónica da região.


.jpg)